Parte 3
Na terceira parte sobre Mapa mundial das redes sociais (veja aqui a parte 1 e parte 2), falaremos sobre as redes QQ, Skyrock, VKontakte, Wretch e Zing.
O QQ é um programa gratuito de mensagens instantâneas, o mais popular da China. Apesar de seu uso limitado (fora da China é possível usar o sistema apenas da África do Sul), estima-se que o QQ já tenha mais de 130 milhões de usuários. Ele foi classificado como o 9º site mais visitado no mundo, com 180 milhões de acessos (maio 2010).
Skyrock é uma rede social gratuita, que permite que o usuário crie um espaço seu na web. É possível criar blogs, perfis e trocar mensagens com outros membros registrados. O site também oferece um espaço específico para os membros divulgarem composições musicais originais. A rede é originalmente da França. É considerada a sétima maior rede social do mundo, com mais de 21 milhões de visitantes.
Praticamente um Facebook russo, a rede VKontakte é o site mais visitado na Ucrânia e Bielo-Rússia, o segundo mais popular na Rússia, Cazaquistão, ficando em 30 º lugar no mundo. Em junho de 2010 o site divulgou ter cerca de 75 milhões de usuários. Em inglês В Контакте V Kontákte significa “in contact” ou em contato.
Wretch ( 無名小站) é uma rede social de Taiwan. A tradução do nome chinês significa Anonymous Lil’ Site. É o site mais conhecido do País, com 6,5 milhões de usuários (em 2009), atingindo 62,5% da população. É possível criar álbuns, blogs, etc. Está disponível em quatro idiomas (inglês inclusive). Em 2007 ele foi comprado pelo Yahoo.
ZingMe é outra “versão” pelo mundo do Facebook, só que dessa vez do Vietnã. As funcionalidades são bem parecidas (veja aqui). Na verdade a rede social faz parte de um portal, o Zing.vn, que abriga uma série de coisas: redes sociais, games, notícias, serviços de mensagens instantâneas, email, etc. Se você ficou surpreso por saber da existência de redes sociais vietnamita, essa não é a única. Existem várias outras: como, por exemplos: a Henantrua.vn, TamTay.vn, CyVee.com (veja mais detalhes) .
E sim, existem muito mais redes sociais. Tanto vietnamitas quanto de outras nacionalidades. Qualquer dia fazemos um post só sobre elas.
Até lá!